Muito bem… há alguns dias atrás eu fiquei tentando instalar o Windows XP em um computador com HD SATA, sem drive de disquete.
O problema é que a instalação do Windows XP não reconhece nativamente HDs SATA. Você tem a opção de durante a instalação apertar a tecla F6 e carregar os drivers de um disquete. Ótimo, lindo e funcional, quando seu computador novo tem um drive para ele :p
Procurando pelo Google, descobri que é possÃvel criar um CD do Windows XP “personalizado”. Além de mexer em diversas configurações já na instalação, como desabilitar serviços ou não instalar alguns aplicativos (como os jogos), você pode integrar quaisquer drivers através de slipstreaming.
Meu computador tem a seguinte configuração:
AMD Athlon 64 +3000
ASUS K8V-SE Deluxe
HD 120 GB SATA (ST312082 7AS SCSI)
GeForce FX 5500 256 MB
DVDRAM GSA-4165B LG
Na verdade eu tinha um drive de disquete, mas é um desses USB, e o CD do XP também não reconhecia ele para carregar os drivers. O que eu fiz (primeiro) foi usar um programa chamado nLite e o MassStorage DriverPack.
nLite e DriverPacks
O nLite deixa você modificar várias opções de um CD de instalação de diversos Windows (2000, 2003, XP e x64). No meu caso, eu tenho um CD do XP com o Service Pack 1, e com o nLite, coloquei o Service Pack 2 nele. Além disso, daria para remover aplicativos, como a calculadora, jogos, o IIS e vários outros, e especificar já o serial do Windows, as configurações locais (linguagem, moeda, fuso horário, etc), até a conta do Administrador e sua senha. Enfim, tudo que acontece durante a instalação. Na prática, pode-se criar um CD em que a instalação é completamente automática, sem intervenção humana.
Também dá para integrar drivers, como o do HD SATA que veio com a placa-mãe. E isso eu fiz, porém não funcionou. Utilizando ao máximo meu google-fu, achei um site com os chamados Driver Packs. São diversos arquivos, dividos por tipo, como drivers de rede, vÃdeo, som e armazenamento, para você colocar em um CD do Windows. Combinei o Driver Pack MassStorage no meu CD do Windows XP SP2 e… e… acho que eu já estava há umas 16 horas seguidas tentando qualquer coisa para funcionar, e… o Windows instalou. Comecei à s 19:00 de sexta-feira e eram 6:45 do sábado quando finalmente vi a tela de começo do Windows XP.
Entretanto, a barra azul da tela de boas vindas do Windows andava até um terço do caminho e parava. Resolvi esperar, fumei um cigarro na varanda do meu quarto, e quando percebi, a barra havia se movido de novo. Mais de cinco minutos se passaram sem nada acontecer, então fui dormir.
Acordei eram 5 horas depois. Acho que estava com muita vontade de fazer o computador funcionar mesmo 🙂
Boot normal, mas na tela de boas vindas do Windows, a barra travou de novo. No Domingo, todo esse tempo em meu quarto, as 16 horas seguidas de trabalho, e a minha insatisfação geraram o pior. Fiquei doente, com dor de cabeça e diarréia. O corpo reagiu mal à maratona que o submeti, e respondeu de acordo. Não aprendi a lição, pois nos finais de semana seguintes, por outros motivos (FIFA 2006, Age of Empires III, o próprio computador novo funcionado) eu continuei varando as noites de sábado.
Drive de disquete, enfim
Voltando ao XP com SATA, na segunda-feira eu levei o computador ao escritório. Lá, consegui tirar um drive de disquete de um computador, colocá-lo na minha máquina nova, criar um disquete de boot com os drivers, com a ferramenta fornecida no CD da placa-mãe, e tentar por esse método.
E funcionou! Consegui instalar o Windows XP. Os drivers, que antes não foram reconhecidos quando integrados ao CD de instalação pelo nLite, funcionaram tranquilamente.
O método que funcionou era justamente o mais recomendado, tanto pelas minhas descobertas envolta da Internet como pelo próprio manual da placa-mãe. Eu tinha esperanças que funcionaria, mas entretanto, como nos dias anteriores eu não tinha o drive de disquete em mãos, tentei outros métodos.
E aprendi muito, mas muito mesmo, sobre a instalação do XP, e os problemas que podemos enfrentar. Apesar do mal-estar do domingo, acho que valeu a pena.
E fica então, registrado para sempre, como fazer o Windows XP instalar em um HD SATA. Arranje um drive de disquete para tudo ocorrer tranquilamente 🙂
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.